Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Com a palavra: a Criança (EU)

Me lembro como se fosse hoje...
Estava na primeira série do Ensino Fundamental e era minha vez de ler, no livro didático, os versos que contextualizavam a letra "X". O texto tratava de um gato, um tal de "Xexéu". Mas, cada vez que eu lia, o transformava em "Cecéu". A professora me repreendia e afirmava o som da letra "X". Pois bem, mal sabia ela os motivos que me levavam a pronunciar assim, tampouco quis saber ou me perguntou. Então explico: eu me sentia envergonhada de pronunciar com "X", pois parecia "xexeca". "Xexéu" = "xexeca". Enfim, como o adulto pode ser indelicado, repressor. Na cabeça da Criança, muitas coisas são pintadas, não podemos julgar o que ela sabe a partir das nossas certezas.
Eu apenas estava envergonhada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário